PROJETOS DESENVOVIDOS NA ESCOLA


http://www.gifmania.com.pt/peixes/acuarios/640_poisson_rouge.gif
Projeto: Divulgação científica
Escola: Municipal José Antônio do Couto
Curso: Salto para o Futuro
Professor: Luis Carlos Dorneles
Turma: 1º ano e 2º ano
Data: 20/05/2010


“Tornou-se chocantemente óbvio que a nossa tecnologia excedeu a nossa humanidade” (Albert Einstein).


Objetivos:

Promover o conhecimento básico sobre tecnologia aos educando, bem como suas respectivas transformações;
Conhecer e refletir os vários tipos de tecnologias;
Identificar as diferenças entre um desenvolvimento tecnológico mais antigo e um mais recente;
Identificar os objetos tecnológicos que as crianças possuem em casa;
Desenvolver a criatividade, o senso crítico e a percepção dos alunos mediante o desenvolvimento tecnológico;
Proporcionar aos alunos momentos de reflexão para observarem o quanto o homem tem evoluído;
Despertar o gosto dos alunos pela ciência.

Conteúdo:
Divulgação Científica: A tragetória do desenvolvimento tecnológico.

Metodologia:
Conversa informal sobre tecnologia;
Exposição de alguns objetos tecnológicos;
Slide educativo e ilustrativo sobre o desenvolvimento da tecnologia;
Confecção de cartazes com colagens de figuras com objetos tecnológicos feito pelos alunos;
Atividades interdisciplinar relacionadas ao tema;
Dinâmica.

Recursos Materiais:
TV e DVD;
Computador (internet e Linux);
Revistas para recortes;
EVA;
Objetos tecnológicos antigos e atuais;
Cartolinas;
Pincéis;
Papel cartão.

Publico alvo:
Alunos do 1º ano "A"e “B” e 2º ano

Avaliação:
Observação da participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas;
Acompanhamento e análise do interesse e senso crítico dos alunos mediante a tecnologia.








Reino dos Gifs, muito mais gifs para você



  • Justificativa:
Na sociedade comtemporânea a tecnologia tem assumido um papel fundamental em nossas vidas e esta cada vez mais presente em nosso cotidiano.
Dentro desta perspectiva,o propósito deste projeto é ultilizar a ferramenta/computador como um dos recursos pedagógico estratégico que irá contribuir para que os nossos alunos com dificuldades possam desenvolver a escrita e a leitura.


  • Objetivo:
Proporcionar aos alunos com dificuldade de aprendizagem, além do reforço mais um apoio com o uso da tecnologia para os alunos possam desenvolver a coordenação motora, a leitura, a escrita e cálculos matemáticos.


  • Período :
Uma vez por semana durante todo ano letivo de 2010.


  • Pessoal envolvido:
  Professor, aluno e comunidade escolar.


  • Atividades:
    As atividades serão realizadas com base nos conteúdos trabalhados pelos professores, sendo planejadas antecipadamente juntamente com eles e ultilizando recursos do linux e sites educativos da internet.


  • Professores responsáveis:
Todos os professores.

  



PROJETO: DIA DO LIVRO:Minha escola lê

Reflexão: desenvolvendo a leitura



  • Justificativa:
Como no dia 18 de abril comemoramos o nascimento de Monteiro Lobato, e por conta deste fato, comemoramos também o Dia Nacional do Livro, aproveitar a data para mostrar as crianças o quão prazeroso e divertido pode ser o mundo da leitura.


  • Objetivo:
Criar nos alunos desde o iníco da sua vida escolar o hábito pela leitura e estimular a criatividade dos estudantes alimentando a sua fantasia e o imaginário deixando-os colocar-se no lugar do personagem.


  • Período :
Dia 18 de abril de 2010.


  • Pessoal envolvido:
Professor, aluno e comunidade escolar.


  • Atividades:
    A proposta desta atividade é despertar o interesse dos alunos pela leitura através do computador com poesias, contos e histórias infantis ilustradas e contadas.


  • Professores responsáveis:
Todos os professores.
                                                                            


PROJETO: Dia do Indio: A cultura indigina

            Reflexão: Valorizar a Cultura



  • Justificativa:
O índio como elemento sempre presente na cultura brasileira demanda uma série de reflexões sobre nossos problemas sociais e ambientais, bem como sobre nossa consciência nacional. Trazer aos alunos a complexidade deste tema é fundamental para estimular a discussão e o conhecimento sobre o processo histórico-social de nossa sociedade.


  • Objetivo:
Conhecer e Valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.


  • Período :
Dia 19 de abril de 2010.


  • Pessoal envolvido:
Professor, aluno e comunidade escolar.


  • Atividades:
    A proposta desta atividade é trabalhar além das atividades proposta pelas professoras sobre o Dia do Índio: vídeos educativos, musicas sobre o índio, atividades lúdicas sobre o índio e observar imagens sobre a cultura indígina.


  • Professores responsáveis:
Todos os professores.

Dinamizador: Luis Carlos Dorneles Lima.



Escola Municipal José Antônio do Couto.
Indiara, 22/03 à 31/03 de 2010.
Projeto para o Jardim III e Séries do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.




PROJETO: “DENGUE”

Apresentação:

O projeto sobre a dengue será importante para auxiliar os educadores, para trabalhar o tema Dengue com seus educandos mostrando a importância de se mobilizar e conscientizar, alertando para o grande número de casos de dengue ocorrido pela falta de conscientização da população.

Justificativa:

Tendo em vista a epidemia de dengue em nossa cidade e a necessidade de esclarecimento da população como um todo, torna – se de alta relevância a execução deste projeto. É preciso conscientizar e mobilizar o corpo docente e a população em geral para esse grave problema que estamos enfrentando.

Objetivo geral:

Trabalhar junto à comunidade escolar, visando conscientizá-la quanto à importância de prevenir a dengue, pois que esta é uma doença grave e que vem causando muitas mortes.

Objetivos específicos:



  • Identificar a dengue; conhecer a origem do mosquito Aedes Aegypti;


  • Conhecer as diferentes formas de contágio, prevenção e tratamento;


  • Identificar as causas de ocorrência de epidemias;


  • Reconhecer a importância dos hábitos de higiene como forma de manter a saúde e prevenir doenças;


  • Entender como o aquecimento global pode interferir na proliferação da doença;


  • Adquirir hábitos e atitudes que colaborem para acabar com o mosquito e com a dengue;


  • Contabilizar casos de doenças ocorridos;


  • Adquirir hábitos e doenças que colaborem para acabar com o mosquito;


  • Desenvolver a cidadania;


  • Aplicar os conhecimentos adquiridos.

Desenvolvimento:



  • Cartazes;


  • Músicas;


  • Acróstico;


  • Loteria Científica;


  • Produção de textos;


  • Pintura;


  • História em quadrinho;


  • Poesia;;


  • Caça – palavras;


  • Cruzadinhas;


  • Construção de gráficos e tabela;


  • Brincadeiras dirigidas;


  • Arte em EVA;


  • Dobraduras;


  • Teatro;


  • Vídeos.


Público Alvo:



  • Comunidade escolar;


  • Comunidade do entorno.

Estratégias:



  • Levantamento de dados estatísticos, pelos alunos, das causas e consequências da dengue em suas formas clássica e hemorrágica;


  • Envolver professores através de encontros, consultas e pesquisas, em articulação com a coordenação pedagógica e direção da escola;


  • Sensibilizar professores e alunos com mostra de vídeo (campanha retirado do site do Ministério da Saúde www. Combatadengue.com.br) e debate sobre o tema.


  • Exibição de apresentação de slides sobre o tema a fim de esclarecer sobre a doença e motivar o trabalho a ser desenvolvido;


  • Motivar alunos e professores com propostas de atividades criativas e utilização das mídias e tecnologias;


  • Passeata pelas ruas da cidade com o objetivo de sensibilizar a população local.

Recursos:

Pesquisas, reportagens de jornais e revistas, exibição de vídeos, palestras, teatros, utilização da biblioteca, colagem , figuras, demais mídias e tecnologias disponíveis na escola, etc.

Materiais:



  • Computador (internet);


  • DVD/TV;


  • Livros;


  • Revistas;


  • Jornais;


  • Materiais diversos como: cola, cartolina, papel ofício, papel pardo, lápis de cor, giz de cera, canetinhas, pincéis, fita isolante, fita crepe, tesoura, EVA, lixa, sucatas, caixa de papelão, cola, garrafas pet vazias, etc.



Avaliação:



  • Observação da participação e envolvimento nas atividades propostas;


  • Acompanhamento e análise do desenvolvimento dos alunos mediante observação da postura atitudinal;


  • Avaliação escrita.

Cronograma:



  • Uma semana: 22 à 26 de março de 2010.

Culminância:

Exposição dos trabalhos realizados durante o projeto. Caminhada pela cidade, teatro com os alunos. O evento deverá ser aberto à comunidade.